A hospedagem de site é um passo fundamental para o êxito de qualquer projeto na internet. Em alguns casos, na hora de optar pelo tipo de hospedagem mais adequada para o seu projeto, o usuário pode ficar em dúvida em alguns aspectos importantes.
Assim, a adoção de uma hospedagem VPS Linux é bastante recomendado para blogs e sites de médio ou grande porte, bem como para quem tem um projeto web voltado para o e-commerce.
Contextualizando
VPS (“Virtual Private Server”) ou servidor privado virtual, numa tradução literal, é um recurso recomendado quando se deseja hospedar algum serviço em uma infraestrutura de nuvem. A diferença básica de uma hospedagem tradicional, com ambiente compartilhado, com o uso de um servidor VPS refere-se, entre outras coisas, a concessão do acesso de um perfil de administrador (root) para cada recurso virtual alocado.
Em outras palavras, você passa a ser administrador do recurso computacional criado na nuvem.
Principais motivos da hospedagem VPS Linux
Dply – Serviço permite criar um servidor Linux na nuvem que fica disponível por 2 horas gratuitamente
Curso Docker – Introdução a administração de containers
Enquanto uma hospedagem compartilhada é muito recomendada para quem tem projetos pequenos e médios, o uso do servidor VPS é uma boa opção para quem precisa de recursos dedicados, mas não quer investir a quantia necessária para um servidor completo.
Velocidade
Quem tem sites de grande porte deve dar prioridade para a troca de dados veloz e segura. Isso é fundamental para sites que contam diariamente com uma elevada quantidade de acessos. A hospedagem VPS Linux adquire melhor desempenho, trazendo mais benefício para o seu site. Com isso, o seu projeto não sofre com dificuldades de carregamento e lentidão para abrir as páginas.
Preço
Para quem preza pela questão da economia em seu projeto, a hospedagem Linux é a mais indicada, pois o Linux é um sistema operacional gratuito. Isso reflete em vários aspectos, um deles é o baixo custo de manutenção.
Estabilidade
Para manter o bom funcionamento dos servidores, é comum que seja realizada uma reinicialização periódica dos sistemas. O objetivo é assegurar que todas as funcionalidades operem de maneira estável.
Ao usar o servidor Linux essa prática de reiniciar não é necessária, pois ele consegue se manter em funcionamento até alguma falha surgir.
Por isso, como a estabilidade de um site é fundamental para que ele continue suportando acessos, a utilização de um VPS Linux se torna mais em conta.
Segurança
Um servidor Linux é desenvolvido de modo que vulnerabilidades de segurança possam menos exploradas e ataques tenham menor impacto. Além disso, ele conta com suporte e atualizações periódicas.
Administração facilitada
Ferramentas para gerenciar sistemas Linux via web são amplamente utilizadas para auxiliar a administração do sistema. Elas oferecem mecanismos para facilitar a visualização de configurações, gerenciamento de softwares, processos e outros. São os famosos painéis de controles – item importante em qualquer serviço de hospedagem de sites.
Alguns existentes são:
- cPanel
- Webmin
- ISPmanager
- Direct Admin
- VestaCP
Onde encontro tudo isso?
O Linux Descomplicado tem uma parceria com a Hostinger, que oferece hospedagem VPS Linux com melhores opções para você que deseja alavancar seu projeto. Conheça mais aqui e veja quais planos atendem suas necessidades.