Depois de algum tempo, precisamente 25 meses de desenvolvimento, usuários e apreciadores do Debian contemplam o lançamento da nova versão estável da distribuição Linux mais popular.
Depois do lançamento da última versão estável, a Debian 9 “Stretch”, a comunidade Debian lança a versão 10 com codinome “Buster” oferecendo inúmeras atualizações, novos recursos, correções e suporte prolongando de 5 anos.
Debian – uma das maiores distribuições Linux
Debian é uma das distribuições Linux mais antigas e populares existentes – considerada por muitos “a mãe de todas”. A primeira vez anunciada, foi em 1993 por Ian Murdock (falecido em dezembro de 2015). Ela começou como um grupo pequeno de desenvolvedores de Software Livre e cresceu gradualmente para se tornar uma comunidade grande e bem organizada de desenvolvedores e usuários.
Sua popularidade se deu devido a alguns números: atualmente, vem com mais de 50.500 pacotes (softwares pré-compilados e empacotados em um formato amigável, o que faz com que sejam de fácil instalação em sua máquina) e deu base para mais de 100 novas distribuições Linux (como o Ubuntu).
Sua versão estável é exaustivamente testada, o que o torna ideal para servidor (segurança e estabilidade). Além dessa versão, existem versões unstable e testing.
5 bons motivos para você começar usar o Debian
MaruOS – transformando um dispositivo Android em computador com Debian
Debian 10 “Buster” – Estável
O Debian 10 foi lançado 6 de julho de 2019. O lançamento incluiu muitas mudanças importantes. Esta nova versão traz 34 fontes (mirrors) de DVDs e pendrives Debian, 28.939 pacotes fontes, 31 ports oficiais e não oficiais do Debian para diferentes kernels e arquiteturas de hardware, incluso suporte ao 32 bits; e pelo menos 1.330 pessoas contribuíram com o Debian 10.
O repositório contém 57703 pacotes binários, o que é aproximadamente 6 mil a mais do que foi sugerido na Debian 9. Em comparação com o Debian 9, 13.370 novos pacotes binários foram adicionados, 7.278 (13%) pacotes obsoletos ou abandonados foram eliminados, 35.532 pacotes foram atualizados (62%).
Novidades
Entre as principais novidades, o Debian 10 está trazendo o kernel Linux 4.19, o suporte garantido do UEFI Secure Boot (isso significa que os usuários não precisarão mais desabilitar o suporte ao secure boot na BIOS). Em âmbito desktop, vem com o GNOME Shell 3.20 com suporte ao Wayland e AppArmor por padrão. No entanto, o servidor gráfico Xorg ainda é instalado por padrão e o gerenciador de login permite que os usuários escolham o Xorg como o servidor gráfico na sessão ao realizarem o login.
Além disso, há uma infinidade de pacotes atualizados comparados a Debian 9 “Stretch”. Simplesmente os pacotes mais recentes e adicionados sozinhos ao Debian 10 fazem dele uma atualização que vale a pena aos servidores e estações de trabalho 🙂
Uma lista todos os ambientes desktops suportados você encontra abaixo:
- Cinnamon 3.8
- GNOME 3.30
- KDE Plasma 5.14
- LXDE 0.99.2
- LXQt 0.14
- MATE 1.20
- Xfce 4.12
Muito além do kernel – conheça todos os elementos que formam a estrutura do sistema Linux
Muito do além do kernel – desvendando as principais siglas e acrônimos do universo Linux
Por fim, se você simplesmente quer experimentar o Debian 10, sem instalá-lo, você pode usar uma das imagens lives disponíveis que carregam e executam o sistema operacional completo em um estado somente leitura através da memória do seu computador.
Download
As imagens de instalação podem ser baixadas agora via bittorrent (método recomendado), jigdo ou HTTP. Também, em modo Live CD.
Para instalar o Buster diretamente no disco rígido do seu computador, você pode escolher entre uma variedade de mídias de instalação, como Disco Blu-ray, DVD, CD, pendrive, ou através de uma conexão de rede. Vários ambientes de desktop – Cinnamon, GNOME, KDE Plasma Desktop, LXDE, LXQt, MATE e Xfce – podem ser instalados através dessas imagens.
Além disso, estão disponíveis CDs multi-arquitetura que suportam a instalação a partir de uma variedade de arquiteturas de um único disco. Consulte o Guia de Instalação para obter mais detalhes.
Debian 9 para Debian 10 – Atualização
Atualizações para o Debian 10, da versão anterior Debian 9 “Stretch”, são geridas automaticamente pelo gerenciamento de pacotes padrão do Debian (APT-GET). Como sempre, os sistemas Debian podem ser atualizados sem maiores complicações 🙂
Contudo, é fortemente recomendado ler as notas de lançamento, bem como o guia oficial de instalação para evitar possíveis problemas. Além, claro, para obter instruções detalhadas sobre instalação e atualização.
Passos para a atualização
Antes de continuar, tenha certeza de que seu sistema atual está totalmente atualizado:
apt-get update
apt-get upgrade
apt-get dist-upgrade
Depois, atualize o gerenciador de pacotes e repositórios. Se for seu caso, o conteúdo do arquivo /etc/apt/sources.list será exibido:
deb http://deb.debian.org/debian stable main contrib
A designação stable significa que seu sistema está configurado para atualizar para a versão estável mais recente. Normalmente, isso significa que ele será atualizado quando o Debian 10 for lançado.
Agora, faça backup do arquivo source.list:
cp /etc/apt/sources.list /etc/apt/sources.list_backup
Assim, atualize o repositório do ‘stretch’:
sed -i 's/stretch/buster/g' /etc/apt/sources.list
Atualize para o Debian 10:
apt-get update
apt-get upgrade
apt-get dist-upgrade
Por fim, após o processo de atualização, verifique se está com a versão nova do Debian:
hostnamectl
PRETTY_NAME="Debian GNU/Linux 10 (buster)"
NAME="Debian GNU/Linux"
VERSION_ID="10"
VERSION="10 (buster)"
ID=debian
HOME_URL="https://www.debian.org/"
SUPPORT_URL="https://www.debian.org/support"
BUG_REPORT_URL="https://bugs.debian.org/"
SIGA O LINUX DESCOMPLICADO
Instagram – Telegram – Facebook – Twitter – YouTube
Via Phoronix