Adrien Peslerbe, desenvolvedor frontend francês, criou uma extensão GNOME Shell, conforme diretrizes do Material Design da Google, que promete simplificar e acelerar o fluxo de trabalho diário e aumentar sua produtividade através recursos de atalhos de teclados e usabilidade com o mouse.
O Material Shell altera o fluxo de trabalho padrão da janela do GNOME 3 por um exclusivo, acionado por atalhos de teclado e/ou navegação com mouse, conjunto de blocos na barra lateral (tiling).
Material Shell
Baseado no Material Desgin, uma linguagem de design desenvolvida pela Google, a extensão Material Shell, igualmente, faz uso mais liberal de layouts baseados em grids, animações e transições responsivas, preenchimentos, e efeitos de profundidade como luzes e sombras.
A primeira apresentação foi feita pelo próprio Adrien no Reddit. Veja preview abaixo:
Instalando
Além de estar em versão beta, é necessário que tenha o GNOME Shell 3.32.x instalado para que possa testá-lo em seu sistema. Caso não tenha, veja como fazer para atualizar na sua distribuição.
Top 10 extensões do GNOME Shell que melhoram sua interface e usabilidade
Saiba como assistir vídeos no modo Picture-in-Picture (PiP) no GNOME enquanto realiza outras tarefas
Na prática, basta baixar a extensão do Material Shell do Github, mover o pacote para o local correto e ativar a extensão via GNOME Tweaks. Se você já instalou o git, pode executar a maioria dos itens acima executando este comando:
git clone https://github.com/PapyElGringo/material-shell.git ~/.local/share/gnome-shell/extensions/material-shell@papyelgringo
O comando anterior, baixa para o diretório “.local” da extensões do seu GNOME. Depois, reinicie o GNOME através do acionador de terminal ATL + F2 e comando “r” para reiniciar, para a mudança surgir efeito.
Pronto! Siga para GNOME Tweaks > Extensões e marque a opção Material Shell. Para ter a mesma aparência com mostrado no vídeo de apresentação, você precisa ter o tema Plata GTK Theme e os ícones de Tela icon set instalados no seu sistema.
Se estiver usando o Ubuntu
O Gnome Shell no Ubuntu vem com algumas extensões que não podem ser desativadas através do Gnome Tweaks que interferem no Material Shell. A extensão do Dock do Ubuntu cobre o encaixe vertical do Material Shell, e os ícones do desktop sobrepõem o lançador do Material Shell. Para desativá-los, o seguinte pode ser feito:
sudo mv /usr/share/gnome-shell/extensions/[email protected]{,.bak}
sudo mv /usr/share/gnome-shell/extensions/desktop-icons@csoriano{,.bak}
Em seguida, reinicie o Gnome Shell (Alt-F2, r). Você notará que os ícones da área de trabalho desapareceram e não há dock. Para abrir o dock, abra a Visão geral do Gnome com a tecla Super (Windows). Em seguida, inicie o Tweaks e ative o Material-Shell. Agora deve parecer como esperado.
Para restaurar o encaixe original e os ícones depois de desativar o Material Shell, use o seguinte:
sudo mv /usr/share/gnome-shell/extensions/[email protected]{.bak,}
sudo mv /usr/share/gnome-shell/extensions/desktop-icons@csoriano{.bak,}
Fluxo de trabalho mais produtivo
Pela proposta de facilitar sua navegação, essa extensão vem com um conjunto de atalhos interessantes:
Navegação Desktop
- Super+W – navegação superior do workspace.
- Super+S – navegação inferior do workspace.
- Super+A – foco na janela da esquerda de atual workspace.
- Super+D – foco na janela da direita de atual workspace.
Manipulação de janela
- Super+Q – mata janela atual.
- Super+[MouseDrag] – move janela.
Via Reddit
Mais referências
GitHub – Material Shell
GitHub – Adrien Peslerbe
Homepage – Adrien Peslerbe