Quem nunca precisou renomear um arquivo? E dois? Hum… e 100, de uma única vez? Pois é, muito trabalhoso caso você não tenha uma ferramenta para isso. Contudo, é possível executar essa tarefa de renomear vários arquivos em lote no Linux sem precisar instalar nenhum programa.
Existem vários programas para renomear grandes quantidades de arquivos. Para muitos, usá-los seria o caminho mais fácil. Pois, eles têm um assistentes que orientam você sobre quais arquivos serão usados e como alterar seus nomes. Eles ainda oferecem uma função de desfazer. Mas, seria a única maneira?
Algumas ferramentas de terminal que podem ser mais práticas do que os aplicativos gráficos
Renomear vários arquivos
Quando se tem apenas um arquivo, você pode usar o comando mv:
mv nomeantigo.txt novonome.txt
Mas, quando temos vários arquivos o recurso pode ser outro. Podemos usar recursos do próprio shell para usar o mesmo comando mv. No caso do bash, o exemplo a seguir usa um laço para renomear todos os arquivos JPEG em um diretório, adicionando a palavra “prefixo-” ao início de cada nome do arquivo.
Ele cria um novo nome de arquivo ($novonome) além do nome do arquivo original ($meuarquivo) e, em seguida, usa o comando move (mv) para executar a alteração:
for meuarquivo in *.jpeg ; do novonome="prefixo-$meuarquivo"; mv "$meuarquivo" "$novonome"; done
Outra alternativa, seria você usar um utilitário nativo de linha de comando do Linux, o ‘rename’ – como no exemplo abaixo:
rename 's/^/linuxdescomplicado-/' *.jpg
O comando usa expressões regulares para ajustar partes ou todos os nomes dos arquivos. O exemplo acima substitui (s) o início de cada nome (^) pela palavra “linuxdescomplicado-” – isso será feito em todos os arquivos JPEG (* .jpg). Em outras palavras, um arquivo chamado 1.jpg será renomeado para linuxdescomplicado-1.jpg.
Ou, caso queira, pode ser preciso converter de minúsculas para maiúsculas:
rename -v 'y/a-z/A-Z/' *.jpg
Conclusão
Para a maioria das pessoas, esses comandos podem ser complexos. Mas, valem a pena tenta-los. Contudo, se for seu caso sugiro softwares como o Krename que tem um assistente que orienta você sobre quais arquivos serão usados e como alterar seus nomes. Ele ainda oferecem uma função de desfazer.
SIGA O LINUX DESCOMPLICADO
Instagram – Telegram – Facebook – Twitter – YouTube
Via | Distrowatch