Depois de já ter mudado seu instalador no Ubuntu Server 18.04 LTS, a Canonical está trabalhando para melhorar e automatizar a instalação do Ubuntu Server 20.04 LTS, previsto para abril de 2020.
Contudo, a Canonical, na verdade, ainda não tem essa nova funcionalidade de instalação automatizada implementada neste estágio, pelo menos não na íntegra. Por isso, é preciso entender como ela chegou nessa decisão mesmo assim!
Ubuntu Server
Em 2017, a Canonical começava a desenvolver um novo instalador do Ubuntu para servidores e, embora tenha sido bastante difícil no início, ele entrou em produção e é usado, por padrão, desde do Ubuntu Server 18.04.
Diante dessa mudança, a instalação Ubuntu para servidores não é mais baseada no antigo instalador Debian, baseado em modo texto e que já tinha suporte nativo a instalação automatizada, através de preseeds.
Debian – Automatizar a instalação utilizando ‘preseeding’
Canonical lança portal com tutoriais exclusivos para programadores que usam o Ubuntu
Ao invés de tentar suportar preseeds, como no mesmo formato do Debian Installer, eles estão trabalhando em uma nova abordagem que eles esperam ter no Ubuntu Server 20.04 LTS. Sua nova abordagem é o uso do arquivo em formato YAML para especificar os dados de instalação do servidor e parâmetros relacionados.
Presseds não!
Conforme a Canonical, o formato do arquivo YAML é completamente diferente dos presseds.
Por exemplo, quando a resposta a uma pergunta não está presente em um preseed, ele pede ao usuário para informar. Por outro lado, as autoinstalações não são assim. Se houver alguma configuração autoinstall, o instalador assume o padrão para qualquer pergunta não respondida (e falhará se não houver nenhum padrão definido).
Considerações finais
Como dito, a Canonical ainda planeja essa nova funcionalidade e eles estão solicitando feedback sobre sua abordagem proposta, conforme detalhado nesta página do Wiki. Eles estão procurando tanto os prós e contras para esta implementação antes de ir adiante com o seu design.
Até aqui, não parece que eles pretendem oferecer qualquer integração ao Ubiquity (instalador Ubuntu gráfico desktop) para oferecer as mesmas opções de entrada YAML no seu instalador desktop. Mas, por já ter aderido ao formato YAML em suas configurações, como no caso do Netplan para configurações de rede, acredito que tudo evoluíra para isso.
Como configurar a rede no Ubuntu Server através do Netplan
Via | Phoronix