Números recentes comprovam o crescimento dos jogos para Linux. Tempos atrás, a marca de 1,5 mil (hum mil e quinhentos) jogos de Steam disponíveis para o Linux já foi superada; superior a 20% do total de jogos disponibilizados.
Contudo, de acordo com os dados recém-publicados da Valve, o número de usuários Linux no Steam atingiu 0,76% em junho de 2019. Os usuários de Windows lideram disparado, com nada menos que 96,4%. No entanto, existem cerca de 90 milhões de usuários steam’s ativos. Assim, o número de usuários que usam a steam no Linux é expressivo 🙂
Jogos para Linux
Valve Corporation é uma empresa norte-americana desenvolvedora de jogos eletrônicos e de distribuição digital, com sede na cidade de Bellevue, estado de Washington. A mesma criou a Steam – um software de plataformas digitais como jogos e aplicativos de programação. Ele fornece serviços facilitado como atualização automática de jogos, e preços acessíveis aos usuários.
Atualmente o Steam conta com aproximadamente 90 milhões de usuários ativos, e tem médias de acesso diário com diversos milhões de contas, ao mesmo tempo. No final de 2013, a Valve anunciou “SteamOS”, “Steam Machines” e “Steam Controllers”. Esses três anúncios mostraram a empreitada da Valve no campo dos hardwares.
No Linux, parece ontem, mas faz algum tempo que a Valve liberou o Steam para Linux – um pouco mais de 6 anos. Na época, tiveram muitas especulações, rumores e notícias desencontradas sobre a liberação de jogos na plataforma da Valve; mas felizmente o Steam foi liberado para o Linux, inicialmente com 39 jogos – alguns como: World of Goo e Serious Sam 3.
Assim, o lançamento do Steam para o Linux, com certeza, foi um passo importante – principalmente para os amantes de games, pois foi disponibilizado, com rapidez e facilidade, jogos conhecidos e de qualidade. Sendo assim, se você não acreditava no surgimento de um segmento de games para Linux e agora pretende jogar alguns games nele; recomendo encarar esse universo agora mesmo.
Sem sombra de dúvidas, este foi o primeiro e grande passo para que as empresas começassem a portar mais e mais de seus jogos e programas para o sistema Linux, culminando no fim da velha desculpa de que não há bons programas/jogos no Linux.
Valve deseja mais do Linux
Ontem (30), engenheiros da Valve entraram na lista de discussões do Kernel Linux para sugerirem mudanças pertinentes que ajudam a melhorar o desempenho de jogos no Linux.
Resumidamente, eles sugerem uma nova operação de futex, chamada FUTEX_WAIT_MULTIPLE, que permite uma thread esperar em vários futexes ao mesmo tempo, e ser acionado por qualquer um deles. Os engenheiros se baseiam num caso de uso já existente no Wine, onde pretendem implementar uma interface similar disponível no Windows; usada principalmente para eventos manipulação.
Conheça as vantagens do PlayOnLinux – interface simples do Wine
This is a new futex operation, called FUTEX_WAIT_MULTIPLE, which allows
a thread to wait on several futexes at the same time, and be awoken by
any of them. In a sense, it implements one of the features that was
supported by pooling on the old FUTEX_FD interface.My use case for this operation lies in Wine, where we want to implement
a similar interface available in Windows, used mainly for event
handling. The wine folks have an implementation that uses eventfd, but
it suffers from FD exhaustion (I was told they have application that go
to the order of multi-milion FDs), and higher CPU utilization.In time, we are also proposing modifications to glibc and libpthread to
make this feature available for Linux native multithreaded applications
using libpthread, which can benefit from the behavior of waiting on any
of a group of futexes.
Via | Reddit
Referências
– Mensagem na lista lkml.org
– Mais informações sobre essa proposta de mudança