A NVIDIA lançou documentação pública, no GitHub, disponível gratuitamente, sob a licença MIT, de partes de sua interface de hardware GPU. Este é um trabalho ainda em progresso – nem todas as interfaces foram publicadas.
A NVIDIA está lançando esta documentação para estimular o desenvolvimento de código aberto para suas GPUs, com o projeto Nouveau, sendo seu primeiro projeto conhecido.
Documentação NVIDIA
A documentação tornada pública neste momento contempla, principalmente, as gerações de gráficos NVIDIA da arquitetura Maxwell, Pascal, Volta e Kepler. Inclusive, a divulgação, ainda em andamento, da última geração de Turing que certamente é bem esperada pela comunidade de drivers de código aberto.
A documentação publicada recentemente abrange diversos aspectos de hardware desde bloco de controle de dispositivo, inicialização, clock e ajustes de memória e outros. Embora não seja uma documentação totalmente abrangente, é muito mais do que já vimos da NVIDIA até hoje.
GPUOpen – a revolução dos drivers de vídeo para Linux
Desde, pelo menos, 2012, eles diziam que lançariam mais documentos abertos. Agora parece que estão cumprindo essa promessa de ajudar a comunidade de código aberto, principalmente o driver Nouveau.
Driver nouveau
O projeto Nouveau talvez seja um maior projeto de drivers de código aberto. Ele visa criar drivers de software livre de alta qualidade para cartões NVIDIA. “Nouveau” [nuvo] é a palavra francesa para “novo”. O Nouveau é composto por um driver KMS do kernel Linux (nouveau), drivers Gallium3D no Mesa e o Xorg DDX (xf86-video-nouveau).
O Nouveau foi lançado em 2005 por Stéphane Marchesin e oficialmente anunciado em fevereiro de 2006 em um evento da FOSDEM. Desde lá o driver nouveau e seu correspondente 3D no Mesa vem sendo usados como driver padrão de código aberto para placas Nvidia em muitas distribuições Linux.
Contudo, nos benchmarks de comparação, o Nouveau geralmente oferece desempenho inferior aos drivers de dispositivos gráficos proprietários da Nvidia. Por isso, é de extrema importância o acesso a documentação pública da NVIDIA para o desenvolvimento e continuidade do projeto.
Via | Phoronix