Hoje existem muitas distribuições Linux disponíveis, mas, para Patrick Volkerding, permanecer e se dedicar a este projeto é uma questão de acreditar que o Slackware ocupa um lugar importante no ecossistema Linux.
Muitos usuários, mesmo que não usem mais o Slackware, como primeiro sistema, mantêm apreço e respeito por todo aprendizado adquirido com ele. Pois, eles sabem que, uma vez que você aprende a usar o sistema, é mais fácil do que uma interface gráfica que “limita” a capacidade configuração e controle do sistema.
Slackware
O Slackware é uma das distribuições mais antigas. É um software livre, de código aberto, que oferece tudo o que você precisa para recompilar todo o sistema operacional e fazer as alterações desejadas. Deu origem a diversas outras, igualmente ao Debian e o RedHat.
Foi idealizada por Patrick Volkerding e tem como características principais leveza, simplicidade, estabilidade e segurança. Possui a mesma filosofia de desenvolvimento que do Arch Linux.
Para muitos, é considerada uma distribuição “difícil de se usar”, voltada para usuário avançados. Por outro lado, o Slackware possui um sistema de gerenciamento de pacotes, dito, simples, assim como sua interface de instalação, que é uma das poucas que continua em modo-texto (Unix-like).
6 aprendizados que a instalação do Arch Linux oferece para o usuário entender mais sobre o Linux
O sistema de pacotes (Pkgtool e slackpkg) é construído a partir de scripts de shell usando utilitários padrão; e scripts facilmente modificados são usados para que os usuários possam personalizar seu sistema operacional sem precisar recompilar nada.
Financiamento coletivo
Então, diante disso, foi divulgado o lançamento de um programa de financiamento coletivo, no Patreon, que pede seu apoio para que o Slackware continue ativo por mais tempo!