Depois do encerramento do desenvolvimento do ambiente de desktop Unity 8 e retorno ao desktop GNOME, na versão Ubuntu 18.04, a Canonical vem repensando sua maneira de agir perante a comunidade. O tema Yaru parece ser mais uma prova disso.
Essa mudança de tema é tão relevante que, além de alterar o visual padrão de vários anos do Ubuntu (o tema Ambiance), a Canonical vem cada vez mais participando da comunidade, tão questionada no passado e acusada de segregar ao invés de agregar.
Tema Yaru
Desde do Ubuntu 18.10 (Cosmic Cuttlefish) um novo tema de ícones e GTK, por padrão, vem sendo usado. Ele foi desenvolvido por vários membros da comunidade Ubuntu ao invés dos funcionários da própria Canonical. Até então, o tema era conhecido como “Communitheme”, mas desde seu lançamento é chamado Yaru – via LinuxBuzz
O tema Yaru é baseado no tema Adwaita, do GNOME, o que torna a manutenção muito mais fácil. Ele apresenta um tom similar ao já usado pelo Ubuntu, mas com um azul mais discreto para a seleção de texto ao invés do laranja intenso usado por anos. Algumas outras características se parecem com os designs do Unity 7 e do Unity 8.
Evolução histórica do Ubuntu Destkop – da 4.10 a 17.04 – Antes do fim do Unity
5 acontecimentos importantes depois do anúncio da Canonical sobre o Unity e Ubuntu Phone
Ubuntu 19.10
A próxima versão do Ubuntu 19.10 irá – se tudo correr bem – apresentar uma versão melhorada do tema Yaru GTK.
Consciente do contínuo debate sobre se as distribuições Linux deveriam ter padrão no desenvolvimento, a equipe do Yaru optou por alinhar mais de perto com as versões mais recentes do upstream do tema Adwaita, do GNOME. Na prática, isso não parece ser claro. Mas, o objetivo é manter um design novo e arrojado, enquanto mantém-se um mínimo de diferenças do projeto Adwaita.
Dito isso, há algumas mudanças que mostram que o tema Yaru vem sendo melhorado constantemente; ainda que menores. Por exemplo, guias redesenhadas de “página” (agora usando um fundo escuro com barra laranja estilo ‘metro’), controle deslizante de volume e alguns pequenos ajustes no OSD quando ajusta-o.
Via | OMGUbuntu!
Referências
– Tema Yaru – GitHub
– Mais sobre o tema
– Gnome-looks Instalação