Iniciado como um projeto apaixonado, por 3 caras ambiciosos, em 2011, o Manjaro evoluiu rapidamente para se estabelecer como uma das distribuições Linux mais populares e conhecidas disponíveis atualmente.
Provavelmente, conforme Philip Müller (líder do projeto), uma das principais razões para seu sucesso é um equilíbrio único entre uma ampla variedade de uma comunidade em constante crescimento e a consistência de uma equipe principal pequena e intimamente conectada.
5 bons motivos para você começar usar o Manjaro
Manjaro Linux
Conforme a comunidade brasileira, o projeto surgiu em 2011 na Europa (Áustria, França e Alemanha) através de uma equipe jovem de desenvolvedores. Tem como base os pacotes estáveis da distribuição Arch Linux, tornando-se 100% compatível com essa distribuição. Contudo, segundo Philip Müller (líder do projeto), o Manjaro Linux não é um Arch Linux.
O objetivo do Manjaro é oferecer uma alternativa simples aos usuários que gostam das características do Arch Linux, bem como a sua velocidade, seus pacotes sempre atualizados, a sua leveza e o seu princípio KISS/Rolling Release. Além disso, essa distribuição apresenta um visual moderno e agradável, com um instalador simples e que usa os mais populares ambientes desktops padrões, tais como: XFCE e KDE.
Atualmente, esta distribuição vem aumentando sua popularidade desde da sua criação. Então, se você procura eficiência, estabilidade, confiabilidade, inovação e acessibilidade; comece a pensar na distribuição Manjaro 😉
10 distribuições Linux baseadas no Arch Linux
Manjaro-Architect – instalação do sistema sob medida
Projeto em mudanças
Em anúncio oficial, pelo próprio Philip, é destacado que hoje, devido a muitos milhares de usuários confiarem na estabilidade e segurança associadas ao Manjaro, o desenvolvimento e a manutenção tornaram-se consideravelmente mais demorados e uma tarefa muito maior que possa ser gerenciada por algumas pessoas apenas em seu “tempo livre”.
Continuando, ele diz que, por algum tempo, vem buscando maneiras de proteger o projeto em sua forma atual e como assumir atividades que não podem ser realizadas apenas como um “projeto de hobby”. Assim, um plano de ação foi criado destacando que o Manjaro, em si, não está mudando e o projeto continuará sendo executado na sua forma atual.
As duas principais mudanças são:
1. Transferir fundos de doações para um “host 3 fiscal” sem fins lucrativos, que aceitará e administrará doações em nome do projeto. Isso garante as doações transparentes a sua utilização.
2. Uma nova empresa, Manjaro GmbH & Co. KG, para permitir o emprego em tempo integral dos mantenedores e a exploração de futuras oportunidades comerciais.
Para Philip, essa nova estrutura deve permitir ao Manjaro alcançar “o próximo nível”:
– permitir que os desenvolvedores se comprometam em tempo integral com o Manjaro e seus projetos relacionados;
– interagir com outros desenvolvedores em sprints e eventos em torno do Linux;
– proteger a independência do Manjaro como um projeto conduzido pela comunidade, bem como proteger sua marca;
– fornecer atualizações de segurança mais rápidas e uma reação mais eficiente às necessidades dos usuários;
– fornecer os meios para atuar como empresa em nível profissional.
Projeto em risco?
Toda a equipe concorda que nada deve mudar para a execução do projeto ou seu relacionamento com a comunidade. O Projeto permanecerá aberto e acolhedor para todos os usuários e colaboradores.
A missão e os objetivos do Manjaro permanecerão os mesmos de antes – apoiar o desenvolvimento colaborativo do Manjaro e seu amplo uso. Este esforço continuará sendo apoiado por doações e patrocínios e, em nenhuma circunstância, será utilizado pela nova empresa. Assim, garante Philip, o Manjaro como Comunidade e Projeto estão mantidos!
Por outro lado, como empresa e entidade legal, para se engajar efetivamente em acordos comerciais, formar parcerias e oferecer serviços profissionais, formou-se uma construção legal: Manjaro GmbH & Co. KG.
Em 8 de julho, Philip e Bernhard se reuniram com o CEO da Blue Systems para fundar oficialmente essa entidade comercial. Como resultado, Bernhard e Philip agora poderão se comprometer em tempo integral com Manjaro, enquanto a Blue Systems assumirá o papel de consultora.
A empresa poderá assinar contratos e cobrir obrigações e garantias oficialmente, pelas quais a comunidade não pode assumir ou ser responsabilizada.
Com isso, um dos principais objetivos é melhorar a infraestrutura e trabalhar continuamente os elementos essenciais e os requisitos da distribuição Manjaro com um viés profissional. Inclusive, em breve a ideia é incluir colaboradores adicionais, mediante pagamento.
O objetivo de longo prazo das atividades comerciais da empresa é tornar-se auto-sustentável financeiramente, garantindo a viabilidade de todo o projeto e da comunidade. A empresa também detém as marcas registradas da UE e dos EUA e age para impedir o uso não autorizado do Manjaro como marca.
Os estatutos da empresa garantem que o nome Manjaro sempre possa ser usado livremente pela comunidade, evitando danos ao projeto, associando-se injustamente ou sob termos falsos ao Manjaro e explorando sua boa reputação.
Olhando para frente
Para Philip, com essas mudanças, o Manjaro está em melhor posição para segurança financeira, criando laços com empresas e outras organizações e reconhecimento como um participante sério no mundo Linux.
Via | Manjaro Forum