Em algum momento você ficou fascinado pelo mundo do hacking em Mr. Robot, Star Wars ou Matrix e se empolgou com a ideia? Ou você está procurando o melhor sistema para testes de hacking e penetração no Linux?
Assim, caso esteja buscando a carreira em segurança de TI, trabalhando como um especialista em segurança cibernética ou ansioso para aprender a hacker de forma ética do zero, primeiramente você deve encontrar um sistema perfeito que se adapta ao seu propósito.
Existem várias ferramentas de Linux disponíveis para hackers. Algumas delas são projetados para tarefas específicas e outras para diferentes interfaces. Aqui está a lista escolhida a dedo por nós dos melhores sistemas para hackers e testadores no Linux.
1. Kali Linux
O Kali Linux é um sistema gratuito, e de código aberto, com mais de 600 ferramentas para análise de segurança e teste de penetração.
É uma distribuição Linux baseada em Debian projetada para tarefas de segurança como computação forense, teste de penetração e pesquisa de segurança. Ele foi lançado para substituir o BackTrack OS.
Características principais:
- Você pode executá-lo no Windows, bem como no Mac OS;
- Ele fornece um ambiente perfeito para detecção de vulnerabilidade por causa de seu recurso de inicialização ao vivo;
- Kali Linux oferece um kernel personalizado para corrigir as atualizações mais recentes e codificação personalizada;
- Este sistema está disponível em 32 e 64 bits;
- Você pode usá-lo para testes de penetração e análise forense digital.
2. Parrot OS
Da mesma forma que o Kali Linux, o Parrot OS também é um código aberto e uma distribuição Linux derivada do Debian.
Os hackers podem usar o sistema Parrot security para avaliação de vulnerabilidade, testes na nuvem, hacking, análise forense de computador, análise de privacidade/anonimato e muito mais.
É uma plataforma que oferece aos usuários a liberdade de navegar na web com segurança. Se privacidade é uma questão importante para você, não deixe de conferir também os principais VPNs para melhor segurança de rede.
Características principais:
- Ele vem com IDEs e compiladores pré-instalados;
- Tem uma interface de usuário melhor do que o Kali Linux;
- Você pode ler e modificar facilmente o código-fonte;
- É uma distribuição Linux leve que roda com recursos limitados;
- Parrot OS é um sistema altamente personalizável que vem com um ótimo suporte da comunidade.
3. Black Arch
Black Arch é uma distribuição gratuita de teste de penetração derivada do Arch-Linux. Ele contém mais de 2500 ferramentas para automação e rede que podem ser instaladas individualmente e em grupos.
Black Arch pode ser uma forte alternativa para Kali Linux e BackBox de acordo com sua variedade de ferramentas e facilidade de uso. É o sistema mais favorável para pesquisadores de segurança e testadores de penetração.
Características principais:
- Você executa o sistema a partir do LiveUSB;
- Tem uma instalação de ferramenta mais fácil do que ArchStrike;
- É o melhor e mais adequado sistema para profissionais de hacking e cibersegurança;
4. BackBox
BackBox é um sistema de código aberto derivado do Ubuntu que fornece uma vasta gama de serviços de teste de penetração para simular ataques cibernéticos.
É uma ferramenta rápida e facilmente navegável que pode ter um ambiente de área de trabalho mínimo. BackBox fornece kits de ferramentas necessários para hacking ético, segurança de rede e ambiente de TI. Ele também oferece recursos de teste de penetração e avaliação de segurança.
Características principais:
- Ajude os especialistas com análises que incluem exploração, análise de vulnerabilidade e análise forense digital;
- Consume menos recursos de um sistema;
- Ambiente de trabalho fácil de usar;
- Ofereça uma experiência eficaz e personalizável.
5. DracOs Linux
DracOS possuí código aberto e é outro sistema adorado por profissionais de segurança de TI e hackers éticos.
Ele oferece uma ampla gama de ferramentas de teste de penetração que fornecem coleta de informações, avaliação de vulnerabilidade, ataque na Web, engenharia social, ataques sem fio e perícia. É um sistema rápido, forte e poderoso.
Características principais:
- Este sistema não armazena seus dados pessoais sensíveis;
- Distribuição de Linux robusta e leve;
- Sistema perfeito para hackers que realizam pesquisa de segurança;
Considerações finais
Esses são alguns dos melhores sistemas para hackers e ferramentas de teste de penetração escolhidas por nossos especialistas em segurança cibernética. Você definitivamente deve tentar usar esses softwares se quiser aprender a hackear no Linux.
Se você acha que esquecemos de adicionar alguns dos outros sistemas favoritos dos hackers, compartilhe abaixo nos comentários.