Com o passar do tempo e o consequente avanço da tecnologia, que se reflete em praticamente todos os setores da sociedade, o mercado foi revolucionado por diversos avanços que hoje moldam a forma de se fazer negócios.
Hoje, vemos as redes sociais sendo utilizadas como ferramentas para a impulsão de vendas, marketing digital e diversas outras técnicas responsáveis por impulsionar a performance de uma empresa no mundo digital.
O marketing digital, por exemplo, é uma área extremamente necessária para a performance positiva de uma empresa ao longo de sua vida útil, sendo responsável diretamente por:
- Desenvolvimento de campanhas digitais
- Divulgação destas campanhas
- Divulgação de produtos e serviços
- Apresentação de ideias
- Interação e engajamento com o público-alvo
Sobretudo com o avanço da pandemia, o acesso à Internet disparou em todo o mundo, fazendo com que o meio digital se tornasse um ambiente ainda mais competitivo para empreendedores.
Logo, nos dias de hoje os conhecimentos sobre marketing digital e as ferramentas que compõem esta área são indispensáveis.
Contudo, o mundo digital pode ser considerado complexo para alguns usuários, que ainda enxergam o meio digital de maneira simplória, ainda pensando em como numerar páginas do Word, como as coisas ainda se resumissem apenas ao pacote Office.
Mas pensando na importância deste tópico e das ferramentas do marketing digital para o sucesso do seu empreendimento ou comércio digital, hoje iremos analisar um pouco mais sobre algumas das ferramentas utilizadas no marketing digital, especificamente o SEO.
O que exatamente é SEO e como este conceito é utilizado no marketing?
Como vimos, hoje em dia o uso da Internet e do meio digital como um todo vai muito mais além do que apenas saber como colocar numeração de página no Word, ou como estruturar uma apresentação no PowerPoint.
Atualmente, o uso adequado e correto das ferramentas digitais pode ser o diferencial entre empresas que obtêm muito sucesso no meio digital e empresas que fracassam.
Um conjunto de ferramentas que é extremamente utilizado e é essencial para o marketing digital e para o tráfego virtual é o tão falado SEO.
SEO é um acrônimo que representa a expressão em inglês Search Engine Optimization, ou Otimização de Ferramentas de Busca, em uma tradução literal.
O objetivo principal das técnicas que recobrem o SEO é obter uma boa colocação para a sua página dentre os melhores e mais recomendados resultados para uma busca no Google ou em outros mecanismos de busca.
Portanto, com o uso adequado do conceito de Search Engine Optimization é possível que se coloque o seu website dentre os primeiros resultados no Google, logo na primeira página de resultados, o que pode ser um diferencial gigantesco na hora de captar novos clientes.
De acordo com a plataforma Orgânica, especializada em marketing orgânico, as técnicas de SEO buscam otimizar o site de acordo com algoritmos considerados pela maior parte das ferramentas de busca da Internet, como o Google.
Quais são os impactos positivos e a importância do SEO para uma empresa?
Vimos anteriormente que o conjunto de ferramentas conhecidas como SEO é essencial para o desenvolvimento financeiro e imagético de uma empresa ou produto. Mas como exatamente estas técnicas auxiliam a performance competitiva desta empresa?
- Atração de visitantes qualificados
- Captação de clientes e possíveis clientes
- Promove uma comunicação efetiva na web
- Interação direta com o público
- Facilita a aproximação com o público-alvo
E para executar as técnicas que compõem o conceito de Search Engine Optimization é necessária a atuação de uma equipe de marketing especializada nesta área, que possa desenvolver estratégias e padronizar o formato de textos e publicações.
Além do SEO, qual a importância do marketing digital?
A Otimização de Ferramentas de Busca é apenas um dos conjuntos de técnicas e ferramentas que compõem o campo do marketing digital e fora do SEO, existem diversas outras ferramentas que são tão importantes quanto o próprio SEO para o engajamento digital.
De maneira geral, as principais importâncias do marketing digital para elevar sua competitividade no mercado atual são:
- Retorno para investimentos
- Captação de clientes que entendem e conhecem seu produto
- Presença na Internet
- Fidelização de clientes
- Contato direto com o público-alvo
Portanto se você ainda não aplica o marketing digital e os conceitos e ferramentas que estão por trás desta área, é certo que suas estratégias de divulgação estão bastante atrás das empresas que já executam estas estratégias
Não fique de fora, se atualize e busque como começar a implementar as mais diversas ferramentas de marketing digital no seu negócio também!